segunda-feira, 3 de outubro de 2011

Olho Clínico

"... se é mais autêntica quanto mais se parece com o que se sonhou para si mesma..." Antonia San Juan, interpreta Agrado, travesti que tem a aparência alterada pelos recursos da estética em "Tudo sobre minha mãe" dirigido por Pedro Almodóvar que mais uma vez remete ao feminino e suas indagações.
Até onde vai a determinação de uma mulher para aproximar-se o máximo possível daquilo que sonha para si mesma? A questão levantada por Freud – "o que quer uma mulher?" continua atual e impulsionou a discussão desse filme, no último sábado, na Oficina de Estudos de Psicanálise de Rondonópolis.
Almodóvar não se atém ao final feliz prometido por filmes hollywoodianos da época. Retrata a mulher através dos personagens polêmicos que tomam conta da cena primando pelas perguntas em detrimento das respostas, instigando recursos para lidar com o feminino como um real que não se deixa apreender, com sua narrativa dura, com entremeios de morte, abandono que gera perda e renascimento pela vertente de uma nova causa sob transferência.
Nesse filme Manuela (Cecília Roth) tem um filho adolescente – Esteban - que pretende ser escritor e começa tentando escrever a história da mãe. Inspira-se no filme A Malvada, que acha que deveria chamar "Tudo sobre Eve" para intitular sua obra. Logo depois é presenteado com o livro Música para Camaleões. Esteban tem noção de quantas vezes sua mãe trocou de pele para esconder sua existência e criá-lo sozinha embora por mais que tenha se desdobrado não conseguiu preencher o papel de pai?
Como na foto exibida pela mãe falta uma metade na história de Esteban. É essa metade que pede de presente no décimo sétimo aniversário, mas antes que a mãe tenha tempo de atender sua solicitação é atropelado ao tentar o autógrafo da atriz Huma Rojo (Marisa Paredes) depois de vê-la na peça "Um bonde chamado desejo". Sem dúvida, é pela vertente do desejo que os personagens constroem suas histórias, pagando o preço.
Manuela que encenara no hospital onde trabalhava a esposa que decidia pela doação de órgãos do marido morto enfrenta o real da morte do filho sentindo na carne o peso dessa escolha. Tenta seguir os rastros do homem que recebe o coração do filho, mas percebe que o transplante mantém apenas a vida do órgão, o que não dá conta do investimento amoroso, feito "coração a coração" ao longo de quase 18 anos de sua história com o filho.
Na tentativa de reencontrar o ex marido que nunca soube desse filho Manuela se depara com mulheres que, cada uma a seu modo, tentam fazer laços mostrando que isso é possível fora do padrão ditado pela cultura, onde as normas propõem a defesa da própria libido que insiste em escapulir pelos poros contra todas as convenções estabelecidas.
Manuela se deixa levar ao encontro de Huma tornando-se sua assistente meio ao acaso. Aonde quer chegar? Ao contrário da malvada do filme que aparece dentro do filme, não quer o lugar de Nina que faz uma mistura dos papéis de assistente, filha e parceira sexual de Huma.
Sempre com a dignidade que lhe é peculiar Manuela assume cuidados maternos com a jovem Irmã Rosa que vai contra as ordens da Congregação engravidando de Lola definida por Manuela como aquela que tem o pior da mulher e o pior do homem. Antes de ser Lola era Esteban, pai do Esteban filho da Manuela.
Quando Irmã Rosa morre deixa o terceiro Esteban da história, bebê considerado pela avó materna a denúncia dos erros da filha.
Manuela fecha um ciclo ilustrando com as demais mulheres em cena os infinitos atalhos tomados pelo feminino na sociedade contemporânea, onde já não bastam para a mulher os limites dos papéis de esposa e mãe.
O que está no final do filme é o início do novo ciclo da vida de Manuela com o terceiro Esteban nos braços. Dessa vez, o outro filho do pai de seu filho...

Sueli Ignoti

Correspondente da Delegação Geral MS/MT – Escola Brasileira de Psicanálise
oficinapsicanalise@terra.com.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário