quinta-feira, 2 de setembro de 2010

Prefácios


Aberturas para uma psicanálise implicada

Trata-se de estabelecer uma perspectiva para o percurso de um ensino em psicanálise.

Explicamos: O Prefácio está no início de um livro. Ela fez uma apresentação e um convite. Pode apresentar tanto um guia de leitura possível como ser uma abertura a uma experiência nova que convida o leitor a por de si nas páginas seguintes.

Os dois aspectos estarão presentes nesta nova atividade que propomos: uma possível orientação de leitura ou de um percurso e, sobretudo, um chamado à implicação do si mesmo na abordagem e leitura dos textos.

O subtítulo geral do Curso neste semestre: Aberturas para uma psicanálise implicada propõe ao leitor, ultrapassar a epiderme do texto e a procura ou a produção de algo que lá esteja velado. Buscamos, então, aquilo que não se transmite com palavras de um cânone nem com a listagem de um número infinito de referências.

Evidentemente, na perspectiva do último ensino de Lacan, o “por algo de si” é uma convocação para que quem ensine ponha algo de seu sinthoma, transformado em estilo pessoal, singular, para que, com esse toque do Real, o ensino não seja um simples jogo de significantes. Um desafio que não se limita a quem ensina, mas a todos.

Responsável e Coordenador Geral: Carlos Genaro Gauto Fernández
Com: Ary Farias e Carla Serles

Datas: às 6as. Feiras, mensalmente, às 20h30minh.
Setembro: dia 3 – Carlos Genaro Gauto Fernández
Outubro: dia 1 – Carla Serles
Novembro: dia 5 – Ary Farias
Dezembro: dia 3 – Carlos Genaro Gauto Fernández

Local: Em Campo Grande (MS) na Sede da Delegação Geral MS/MT
Endereço: Rua Dr. Bezerra de Menezes, 274
Contatos e inscrições: tel. (67) 3356-5194

Valor: R$ 50,00 mensal

Nenhum comentário:

Postar um comentário