domingo, 30 de agosto de 2009

Fundamentos da Psicanálise Lacaniana

A chuva do dia 22 de agosto que caiu na cidade morena, não atrapalhou em nada o Curso: Fundamentos da Psicanálise Lacaniana, que ocorre mensalmente com a turma do Pólo Corumbá.
Trabalhamos o livro de “Uma Temporada com Lacan” de Pierre Rey, incrementado-o com “Coisas de fineza”, aula I, de Jacques Alain-Miller, que a partir de um retorno a Lacan, destaca a diferença da terapêutica e da análise.
Cada um contribuiu, com suas observações e comentários, sobre os aspectos mais tocantes do texto.
Elyxsandra, por exemplo, enfatizou as pressões do mercado, ressaltando os riscos de cedermos às urgências da civilização, já que há uma exigência de respostas rápidas e uma demanda de resultados que possam ser contabilizados. O analista tem outro discurso, o discurso analítico, baseado no desejo.
Letícia lembra que a experiência analítica inaugura um novo desejo, o desejo do um, logo um desejo inédito, fazendo com que esse sujeito possa criar, frente a constatação de que o Outro não existe.
Vanessa destacou que a psicanálise é uma experiência e não uma cura.
Os próximos textos a serem estudados, nos dias 25 e 26 de setembro: “As sutilezas de um ato falho” – Freud, vol. XXII, “Coisas de Fineza” – Jacques Alain-Miller, aula II e III e “Uma temporada com Lacan” – Pierre Rey.
Várias decisões práticas a respeito do curso “Temas Contemporâneos” foram discutidas, no intuito de melhor elaborá-lo. Ficou marcada para outubro uma aula inaugural em Corumbá, MS, com a psicanalista Carla Serles.

terça-feira, 25 de agosto de 2009

CPFL Cultura

Às quintas-feiras, o psicanalista Jorge Forbes conduzirá a série "A Psicanálise do Século XXI - Lacan para desesperados da crise".
A CPFL Cultura em Campinas fica na rua Jorge Figueiredo Corrêa, 1632 – Chácara Primavera. A programação tem entrada gratuita e por ordem de chegada. O público poderá participar também enviando perguntas antes dos eventos para o e-mail
cpflcultura@cpfl.com.br, com o tema do evento no campo “assunto”. As questões serão encaminhadas ao curador e a palestra poderá ser assistida ao vivo em nosso site.
Mais informações pelo telefone (19) 3756-8000 ou em nossa programação.
Programação:
27 de agosto – 19h

segunda-feira, 17 de agosto de 2009

Aniversariantes de Agosto


Esse mês, queremos parabenizar nossos colegas e agradecê-los por compartilhar mais um belo ano de suas vidas conosco!

Parabéns
Ary Farias (dia 07),
Renata Stephens (dia 17),
Zilda Maria Borges (dia 22) e
Fernanda Fernandes (dia 28)

Seminário Portais da Descoberta


Como já esperado, aconteceu em 08.08, o Seminário Portais da Descoberta, orientado por Carlos Genaro Gauto Fernández. Tratou das aulas I, II e III de Coisas de Fineza de Jacques-Alain Miller, fazendo uma breve revisão sobre os matemas, para apreciação de uma nova participante.

Reunião Administrativa





Aconteceu, na Delegação Geral de Psicanálise MS/MT, a Reunião Administrativa com a presença de Iordan Gurgel e Antonio Beneti. Na ocasião, em 25.07, apresentou-se aos convidados as atividades e os eventos de Psicanálise Lacaniana que acontecem em Campo Grande,MS. Muito impressionados, disseram-se abertos a colaborar com Delegação e incentivaram a produção de material escrito.

Na reunião estiveram presentes 17 dos 18 membros da Delegação.